Um dilema conhecido

Bem interessante o documentário Dilema das Redes, da Netflix.



Vai abordar um tema que você já conhece, entende, sente está exposto, talvez não conheça, talvez não entenda e não saiba que está exposto. ;P

Fiz umas anotações:

(É até ironia ver essa série na Netflix)

Claro. É um serviço que também utiliza dados do usuário para sugerir novos produtos. Isso não é novidade.

(Qual o objetivo desse documentário?)

Arte. O que você pensa quando encara a Monalisa? Cada um pode ter uma opinião diferente, e isso que move as mudanças nas escolhas do 'algoritmo' em te mostrar novos produtos ou serviços dos anunciantes.

(Diminuiu ou só deixou consciente?)

Tá brincando? (Sim, estou respondendo a mim mesmo. Faço isso com frequência.)

(Deixou consciente mesmo? Como?)
(é.. eu sei que não diminuiu)

;P E você?

(A Netflix também sabe que não diminuiu.)

É, sabe.

{{O medo paraliza}}
{{Paralizado fica suscetível à sugestão}}

Os Simpsons já abordaram essa condição. E Os Simpsons não conta como  artigo científico, mas como arte. Você é livre só para interpretar.

[Como funciona? Não é pessoal, é de grupo]
[Programado para usar resultados estatísticos]

Estatística funciona por análise de população, mas isso é muita informação. Por amostragem é mais rápido. Mas os servidores do Google são fantasticamente potentes. ;P

[Estatística não mente, mas induz]
[Estatística mal usada induz. Induz]

Você usa bem seu livre arbítrio? Quem deixou?
Já viu a série Westworld? Deveria. Se for maior de 18, claro.

Vai ver o documentários! Tira suas próprias conclusões, depois curte o que você concorda, vai ajudar a aparecer mais do mesmo nas suas sugestões.

Comentários

Postagens mais visitadas