Problemas filosóficos da mecânica quântica



(texto que escrevi para uma prova de Metodologia da Ciência)

Quando se avalia a mecânica quântica, é imporante perceber a que mundo está se referindo. Mas, obviamente trata-se do mundo real, no entanto o mundo que vê um ser humano não é o mesmo mundo qu vê uma abelha. Nesta diferença ainda cabe a física clássica, de fato a ótica, de modo que a luz que a abelha enxerga está num intervalo de frequência distante da que somos capazes naturalmente. Isto já é suficiente para dizer que temos noções da vida diferentes das abelhas.
No mundo quantico existem outras "sensações", "esperanças" e caminhos que não podemos sentir com qualquer dos nossos sentidos.
Para um empresário despreocupado, o mundo quântico será como sua empresa, e os "quântons" seriam os empregados, com "possíveis" comportamentos esperados, e caminhos, e velocidades talvez indeterminados, mas desejados de acordo com a teoria de suas funções. Este emaranhado de comportamento e características "colapsaria" em algo mais definido quando o tal chefe entrasse no escritório no horário de sempre. Este é o mundo quântico de acordo com a interpretaao de Copenhage.
A adição de sentido ao comportamento de entidades quânticas é obtida pela equação de Schrödinger, com a interpretação de Heisenberg, e muda a forma de entender o indeterminismo.
Na mecânica clássica, o indeterminismo é algo absoluto, se algo é indeterminado não se sabe nada do que virá após um dado fato. Para Bohr, tudo o que se sabe da partícula quântica é induzido pelo observador.
A interpretação de fenômenos quânticos por equações de autovalores relacionando as energias com autovetoers dos estados avaliados, leva matematicamente aos resultados possíveis a serem observados. Mas não por serem incertos, mas por serem definidos por algumas regras.
Como exemplo, a explicaao do átomo de hidrogênio desevolvida opr Bohr "impõe" a quantização das energias possíveis que o elétron pode assumir, uasndo mecânica clássica do movimento de dois corpos, e impondo que o momento angular é quantizado.
Através da equação de Schrödinger, a quantizaçãosurge naturalmente de relações matemáticas dos valores calculados. Então, o indeterminismo é tão somente quântico, sem interpretação clássica, pois se sabe qual a probabilidade de obter determinados valores.
-----------------
(isto que segue já não estava na prova)

De acordo com a relação de incerteza de Heisenberg, a incerteza na localização da partícula (DX) vezes a incerteza do seu momento (DP) é maior que h/2Pi.
Mas, sendo razoável.. h/2Pi é algo como 0,0000000000000000000000000000000001054 Joule.segundo. E nem existe equipamento para medir algo assim.
Então, quando vem alguém dizendo que "Ah! Com a mecânica quântica é tudo incerteza!" É bom pensar em como os cientistas pensam sobre a incerteza.

Comentários

Postagens mais visitadas