Dia das crianças

Hoje, juntamente com o feriado religioso católico de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, é também comemorado o Dia das Crianças. Um dia onde o resultado do bombardeio massivo de propagandas de brinquedos, e bugigangas afins, toma sua mais bruta forma. Criança tem que brincar mesmo, e os brinquedos de hoje são, cada vez mais, individuais e separatistas, criando os grupos das crianças que têm e o das que não têm.

Essa briga contra o mercado não é fácil, e na maioria das vezes é necessário ceder um pouco para não prejudicar o desenvolvimento social do seu filho, mas lembrando sempre que nem tudo que os pais precisam dar aos filhos pode ser embalado em papel de presente.

Um filme fantástico que mostra a melhor forma de se criar uma criança é o "A vida é bela", que mostra como um pai amoroso consegue transformar o campo de concentração nazista em uma imensa brincadeira para proteger seu filho da triste realidade.

Para permitir o bom desenvolvimento emocional de uma criança é preciso saber que certas coisas não devem ser expostas ao mundo imaginário infantil. As coisas podem não ir bem para os pais, mas as crianças não precisam tomar as decisões dos adultos. Pais que, por exemplo, expõem problemas conjugais para os filhos, deixando-os participar (a palavra certa nem é essa) das decisões, mostram que são imaturos e incapazes de tomar as próprias decisões. Os filhos precisam de coerência e firmeza, precisam aprender como os adultos se comportam, e não dar exemplos. Muita gente inverte esse papel hoje em dia.

Neste dia das crianças, vamos lembrar como é bom ser criança e permitir que as crianças de hoje tenham um pouco do que tivemos (das partes boas principalmente). Mostrem desenhos antigos, ensine as velhas brincadeiras de rua, passe suas mais belas experiências.

Dê um dos maiores presentes que se pode dar a uma criança, boas lembranças de hoje.


Comentários

Postagens mais visitadas