Onde, de repente, tudo começou

Claro.. é uma, dentre outras teorias, mas é a mais aceita. Então a gente acredita que foi assim:

O resumo de alguma parte disto é que, diante das observações astronômicas das posições de outras galáxias em relação à nossa, juntando o efeito doppler explicado pela teoria da relatividade geral, que identifica quando uma galáxia está se afastando ou se aproximando da nossa, calculou-se que, na média, todas estão se afastando. Então, espera-se que, no passado, estavam todas mais próximas, e assim estariam, todas as galáxias, e toda a matéria do universo, num único ponto em algum momento da história de tudo.

Nesse momento, a física que conhecemos hoje não faz sentido, e não haviam átomos nem moléculas, só as coisas elementares, que achamos hoje serem os quarks, elétrons, e outras coisas estranhas. Foi então, deste ponto, que 'explodiu' tudo, numa 'grande' (BIG) 'explosão' (BANG).

Agora imagine quão grande a explosão que expeliu toda a matéria do universo.. contemple por alguns instantes... veja as estrelas a noite... pode voltar a respirar. :)

Já ouvi muitas idéias de que esta teoria contradiz a fé na criação divina, mas físicos contemporâneos a esta teoria acreditavam que esta era a própria prova da criação.

Achei um texto bem interessante atribuido a George Gamow que, entre muitas outras coisas, deu suas contribuições a esta teoria. Comentários como este já vi num documentário na TVEscola sobre o átomo.

Retirado de CURIOSIDADES DA FÍSICA:

O GÊNESE SEGUNDO GEORGE GAMOW

No princípio DEUS criou a radiação e o ylem. E o ylem era sem forma ou número, e os núcleons corriam loucamente sobre a face do abismo. / E DEUS disse: “Que haja a massa dois”. E houve a massa dois. E DEUS viu o deutério, e o deutério era bom. / E DEUS disse: “Que haja massa três”. E a massa três se fez. E DEUS viu o trítio, e o trítio era bom. / E DEUS continuou chamando os números até chegar aos elementos transurânicos. E então, quando fitou a sua obra, DEUS viu que não era boa. No entusiasmo da contagem, ele deixara de citar a massa cinco, e assim, naturalmente, nenhum elemento mais pesado poderia se formar. / DEUS estava muito desapontado e queria contrair o Universo novamente e começar tudo de novo. Mas isso seria simples demais. Assim, sendo todo-poderoso, DEUS decidiu corrigir o seu engano da forma mais impossível. / E DEUS disse: “Que haja Hoyle”. E houve Hoyle. E DEUS olhou para Hoyle e lhe disse para produzir elementos pesados do jeito que ele quisesse. / E Hoyle decidiu fabricar elementos pesados nas estrelas, e espalhá-los através das explosões das supernovas. Mas, assim, fazendo, ele tinha que obter as mesmas abundâncias que teriam resultado da nucleossíntese do ylem, se DEUS não tivesse esquecido de chamar a massa cinco. / E assim, com a ajuda de DEUS, Hoyle fez os elementos pesados deste modo, mas era tão complicado que, hoje em dia, nem Hoyle, nem DEUS nem ninguém mais pode determinar exatamente como foi feito.

Comentários

Postagens mais visitadas