Minerador de ideias

A profissão do Psicólogo foi sancionada pela Lei 4.119, no ano de 1962, mas apenas em 1964 é que foi regulamentada, pelo Decreto 53.464. Ainda não tinha sido criado o Conselho Federal de Psicologia, acontecendo em 1971.


A busca humana por questões existenciais é ainda mais antiga, cabendo à filosofia tentar entender os princípios fundamentais como os conceitos de ser e existir.


"Quem olha para fora sonha,
quem olha par dentro desperta."
(Carl G. Jung)


Buscando o que nos move, pode ser uma aventura para a vida inteira.


Como Físico, passei boa parte da graduação estudando sobre os princípios fundamentais da natureza e, então, em algum lugar próximo à formatura, comecei a me questionar sobre os meus princípios.


Durante algumas semanas fui acompanhado por uma psicóloga que, entre outras ideias que não conseguia perceber, me auxiliou a tomar decisões que recolocaram os processos que me levaram à formatura no lugar.


Enfim, me formei.


Foi durante este processo de busca pessoal, que também conheci minha esposa. Namorada, na época, claro. Estudante de psicologia e parceira de conversar mirabolantes sobre realidade, escolhas e sentido da vida.



Ganhei muito com essa busca pessoal. Interpessoal. Cada um tem sua experiência na busca de si mesmo, como (para quem viu) aproveitaram, em The Matrix, a frase de Socrates: Conhece a ti mesmo. Foi o momento em que Neo se questiona sobre suas convicções e precisa tomar a decisão de seguir o que acreditava.




"Tudo pode ser tirado de uma pessoa,
exceto uma coisa: a liberdade
de escolher sua atitude
em qualquer circunstância da vida."
(Viktor E. Frankl)


Hoje sinto gratidão, pelas descobertas que pude perceber. Até utilizei a experiência em algumas aulas, quando dizia aos alunos que só teriam chance de resolver um problema se percebessem que ele existe.


Investi pouco tempo, mas ainda colho os resultados.


Já posso dizer que serei sempre grato. Feliz dia do Psicólogo, a todos os psicólogos e psicólogas, a minha esposa. E que linda missão essa, de desenevoar a mente das pessoas.



Comentários

Postagens mais visitadas