Feliz dia dos Pais

Espero não escrever um texto muito cansativo, mas tive muitas memórias, recentemente.


No próximo domingo será comemorado o dia dos pais. Nem todo mundo vai comemorar, claro. Já sabemos disso e dos mais variados motivos.


Não pretendo ficar filosofando sobre o papel do pai, ou o pai é quem cria ou é quem está presente, mas tratar da minha visão. Minha opinião do que foram pais durante minha vida.


Já ouvi: "esse negócio de dia dos pais é só mercado." Mas isso é muito particular. Como cada um vê.


Assim, vou, apenas, tratar do que entendo, e me preocupo, como papel de quem educa um menor.


Aprendi coisas boas do meu pai. Talvez ele nem saiba disso, mas tive exemplos dos mais variados tipos.


Pais de amigos, pais de filmes, desenhos, estórias de ficção. Um ser que tomasse, como dever, proteger um menor, guiar e educar para o que vinha pela frente.


Temos muitos exemplos de descuido com os mais velhos, os mais experientes. Perderemos nossa história e o legado de quem construiu tudo o que vemos ao nosso redor, se não soubermos passar adiante. Podemos sempre aproveitar o que é bom, mas tudo é importante. Se os pequenos não souberem, nem por relato, do que passamos, como vamos querer que continuem de onde paramos?


A história deve ser passada, não como castigo, mas com orgulho de ter chegado aqui e tomado as decisões do jeito que foi possível.


Também somos feitos de cicatrizes.


O que nos é óbvio é nossa experiência. Para olhares que ainda se deslumbram com tudo, nosso óbvio pode não fazer sentido, ou até significar algo que nem experimentamos pensar.


Você será diferente.
Algumas vezes se sentirá como um excluído,
Mas nunca estará sozinho.
Fará de minha força a sua.
Verá a minha vida através de seus olhos,
Assim como a sua vida, será vista através dos meus.
O filho se torna o pai e o pai se torna o filho.

Do filme: Superman, o retorno.


Lembra da sensação de aprender algo novo, sozinho, depois de errar bastante? É importante.


Quando foi que alguém te ajudou a resolver um problemão?


Essa semana ensinei divisão e multiplicação, mas já ensinei a amarrar os sapatos, e planejar uma aventura. Já olhou os olhos de uma criança, enquanto ela aprende algo novo, que não conseguia fazer sozinha?


Já observou enquanto ela tenta descobrir algo novo, sabendo que pode contar com sua ajuda?


Já tive pais, pais de amigos, mães de amigos, pais tios, mães, irmão, irmã, amigos, sogro, sogra, heróis que não existem, heróis de verdade. Alguns que já se foram, alguns presentes, outros que nem conheci de perto, mas deram exemplo. Me ajudaram.


Deixaram um legado, mesmo sem saber.


A todos, que talvez nem saibam que são, ou que foram, feliz dia dos pais!



Comentários

Rodrigo Lima disse…
Parabéns meu amigo! Saudades das nossas conversas e de aprender com você! Pela sua óptica, vejo que você também foi e ainda é um pai, pelos seus exemplos e legado na minha história.

Postagens mais visitadas