Bem vindo 2012

Bem vindo ao novo ano. Talvez a ressaca nos faça esquecer as promessas do ano/dia anterior.

Não tem problema. Promessas, às vezes, são esquecidas mesmo. Vamos elaborar planos mais práticos para cada dia.

O ano novo tem sempre aquele ar de transformação, rompimento com o antigo, mudanças tão aguardadas para nossas vidas. Sempre desejamos coisas boas, crescimento, mas sempre fica aquela chata sensação de que tudo não passa de esperança vazia. Lá no fundo a gente sabe que quase tudo depende do acaso.

Muita gente apostou em um ano novo cheio de dinheiro, apostando na mega-sena da virada. Esperança de uma mudança financeira radical que talvez nem mude nada por dentro do ganhador.

Façamos o seguinte. A cada vinte e quatro horas, mais ou menos, temos uma transformação mais sutil que a volta da Terra em torno do Sol. A volta da Terra em torno dela mesma. Vamos tentar transformações a cada dia, a cada hora. Vamos tentar tornar os minutos infinitos. Quebrar os ponteiros do relógio. Tornando o tic-tac num tic... sem deixar que a vida escape entre os dedos.

Agarre bons momentos, no instante em que acontecem, e segure beeeeem foooooorte, como se fosse possível parar o tempo naquele exato momento.

Já que comemoramos a vitória de mais uma volta em torno do Sol, sendo o mérito da dinâmica que rege os movimentos dos planetas, vamos comemorar, também, a vitória de sobrevivermos a cada giro que a Terra dá em torno dela mesma pois, após cada noite, após cada amanhecer, nem todo mundo sobrevive.

Festejar a mudança de calendário pode ser bastante profundo, mas mudanças mais radicais acontecem em ciclos muito mais curtos. Basta uma palavra, um abraço, um olhar. Atitudes que duram segundos, podem mudar a vida completamente, fazendo eterna, a nossa finita existência, a cada instante.

Trabalhando cada dia como se fosse único, dando o melhor de nós e aproveitando os momentos que nos humanizam, podemos esperar ainda mais frutos para o ano seguinte, dependendo menos do acaso, resultando mais do conjunto das nossas escolhas.

Como disse o psicólogo Thiago Aquino, "Que venha 2013 [...] Se quisermos alguma coisa no ano vindouro, precisamos plantar no ano anterior. Assim, tento plantar os bons grãos nesse ano para fazer a colheita no próximo. Afinal, só colhemos o que plantamos..."

Que seja bem vido cada dia.

Comentários

Postagens mais visitadas