SOPA só com pão


A maior resposta contra o bloqueio de mídias deve vir dos consumidores, que são obrigados a ver propaganda mesmo nos canais de TV paga.

O foco do problema é baseado no interesse empresarial, e não ideológico.

Depois que a internet se tornou o maior (e verdadeiro) canal livre e democrático, as pessoas passaram a ficar cada vez mais criativas. Quando o mercado de mídia saiu das lojas e foi parar no universo virtual, perdeu-se neste mundo sem portas ou janelas.

E se a SOPA fosse servida?

Poderíamos, simplesmente, passar a 'consumir' apenas produtos livres. Ver vídeos de produções autônomas do youtube (e existem vários canais excelentes), ler livros de autores desconhecidos.

O universo digital, onde muitas pessoas vivem livres, não tem dono, mas é cheia de olheiros. Mesmo não aprovando uma medida de contenção, outras são aplicadas para amedrontar os que sobraram.

Se é tão difícil viver sem o material disponibilizado a contra gosto dos criadores, podemos experimentar outras possibilidades. O medo da separação pode até mudar a forma de pensar do mercado, mas só se não tivermos medo de assumir o controle.

A guerra também pode ser vencida de forma pacífica.

Comentários

Postagens mais visitadas