Trabalho virtual

Atuando no teletrabalho.
Como não se perder?


Eis que, de um dia pro outro, você começa a fazer tudo a partir de casa. O que muda?
Tudo?

A vida 'virtual' já não tem graça de ser tratada como novidade, o que é possível perceber é o impacto para quem utilizava deste meio apenas como alternativa de entretenimento.

Uma coisa é passar o dia vendo meme, vídeo de gatinhos e re encaminhando mensagens pelo whatsapp. Outra é ser cobrado pelos seus estudos, rotina de trabalho e até procurar um novo emprego.

Dois temas concorrentes precisam conversar bastante: rotina e flexibilidade.

Estabelecer uma rotina é como definir a estrela que você vai seguir, à noite, navegando um oceano sem fim. O objetivo é não perder o rumo. É a parte rígida do planejamento.

E o GPS? Ainda tem quem não saiba usar, então tente coisas simples. Você ainda é um ser humano.




Sentindo-se humano, precisa ter uma certa flexibilidade. Entenda que isso tem a mesma força que outro termo bastante na moda: a resiliência.

A característica que vai te ajudar a dosar rigidez e flexibilidade é o bom senso.

Procure ajuda, sempre que sentir que precisa. Se achar que não precisa, tente ajudar. Historicamente, os povos que mais tiveram êxito em grandes momentos de crise, foram os que tinham maior capacidade de viver de forma cooperativa.

Mas, e no teletrabalho? Como vou dosar flexibilidade e rigidez?



Não esqueça. Você ainda é um ser humano!

Organizar-se por dentro, em casa, ajudará a ter um bom rendimento onde quer que eu 'eu virtual' estiver atuando.

Seja coerente consigo e com os outros. Aprenda ferramentas que vão te ajudar a perder pouco tempo nas tarefas repetitivas.

Gaste o tempo necessário no planejamento para que as coisas funcionem de forma adequada, vai te economizar horas de retrabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas