Cooperativismo

Por um mundo unido, o cooperativismo poderia ser usado como filosofia. Existem muitos exemplos que funcionam muito bem no nosso estado, como agrícolas, artesanais, inclusive cooperativas médicas. Um grupo unido para o bem próprio e dos demais, funciona como um organismo maior, mais forte que um indivíduo isolado.

"Cooperativismo é um movimento econômico e social, entre pessoas, em que a cooperação baseia-se na participação dos associados, nas atividades econômicas (agropecuáriasindustriaiscomerciais ou prestação de serviços) com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo." (fonte)

Recentemente a sociedade consumidora perdeu Steve Jobs. Uma grande mente, grandes soluções para o ambiente tecnológico, mas várias opiniões rodam a rede sobre a influência dos aparatos tecnológicos na sociedade. Lembrando de um livro antigo, O Sol, o Genoma e a Internet (Freeman Dyson).

"O autor defende, logo na introdução, estas duas ideias: 1) a ciência deve estar ao serviço dos seres humanos; 2) a ciência deve aliar-se firmemente à engenharia, para melhor servir os seres humanos. Destas ideias não se segue que a ciência "pura" não tenha o seu lugar; significa apenas que devemos, tanto quanto possível, procurar na ciência respostas para alguns problemas que afligem os seres humanos — aqueles que podem ser resolvidos desta forma." (Aqui)

Deste modo, pode-se imaginar um grupo de cientistas, de várias áreas, trabalhando em conjunto, unidos pela rede, independente de mercado, continente ou instituição, pensando em soluções práticas, simples e que possam ser aplicadas diretamente em problemas atuais. Uma cooperativa científica.

Um grande exemplo que se pode tomar, no mundo digital, é a cooperativa de programas. O software livre se desenvolve a partir da contribuição de programadores que não se conhecem, mas podem alterar programas originais, de modo a melhorá-los ou consertá-los. Assim o programa pode ser usado por qualquer um que precise, além de permitir modificações para aplicações específicas.

Citando o amigo Berg: "A exemplo do software livre, que resiste aos horrores das ambições das empresas capitalistas de software, por conta da força da colaboração!".

O mundo é cheio de esperança e soluções latentes. Um dia sairemos desse eterno descanso para começar a viver em harmonia com o próximo e com o ambiente, assim como são os animais.

Comentários

Postagens mais visitadas