Receitas para a vida [2]


O mundo possui uma população estimada de 7 bilhões. Só no Brasil, são quase 200 milhões. Já ouvi bastante a frase: "Cada cabeça é um mundo". Sendo assim, quem somos nós para achar que nascemos o padrão da humanidade?

A vida só evolui devido à diversidade. Se fossemos clones dos nossos pais, duraríamos poucas gerações por não criar resistência a tantas doenças existentes. Sem a criatividade, provavelmente não sairíamos nem da vida na floresta.

Nessa difícil arte de viver em sociedade, uma habilidade essencial é a capacidade de compreender coisas novas, não que isso signifique se tornar uma metamorfose ambulante, ou alguém sem opinião própria. Viver em sociedade é mais que compor um grupo de interesses iguais, indiferente à mudança ou passivo.

Para quem acredita ou não, tem uma regra muito bonita que consegue preencher de sentido muita situação na vida. Ame o próximo, não seja um juiz do outro. Para compreender que as pessoas têm liberdade de escolha, livre arbítrio, é muito importante, respeitar a simples possibilidade da existência de opiniões diferentes, não necessariamente aceitá-las, mas sabendo ouvir à mesma taxa que se fala, ao invés de jugar a partir do que é aparente.

Existimos para fazer a diferença, e não ser o juiz do próximo. Se quiser mudar o mundo, comece dentro de si mesmo, pois o exemplo é mais forte que a palavra.

Comentários

Postagens mais visitadas